domingo, 9 de agosto de 2009

Logan, o Velhote

Pra quem se pergunta se o Wolverine nunca vai envelhecer, neste mês a Panini vai publicar uma história que prova que Logan envelhece sim! Amigos e amigas, vem aí Old Man Logan, finalmente.


"Tinha que doer tanto TODA VEZ que tiro estas garras?"

A saga é criação da muito bem-sucedida dupla de Civil War: Steve McNiven e Mark Millar. Millar cria uma história muito interessante, que se passa no futuro do Universo Marvel atual (pra ser mais exatos, 50 anos no futuro): a maioria dos grandes heróis da editora morre num épico confronto entre super-heróis e super-vilões. Claro que a perspectiva criada é a mais apocalíptica possível: os EUA foram divididos entre os vencedores, criando-se um império de caos e violência, onde surgem todos os dias novos heróis (que não tem muito futuro em seu vigilantismo).

Wolverine, que abandona este condinome, e apenas responde ao chamado de Logan, virou um humilde fazendeiro, que trabalha incansavelmente para sustentar muito mal sua família. Porém, o Gavião Arqueiro cruza seu caminho, e Logan acaba embarcando numa épica cruzada, que pode mudar os rumos desse abalado universo.

Millar conduz bem a narrativa, mostrando que Logan se tornou realmente um homem completamente diferente daquele baixinho-estressado-sanguinário que um dia já fora; Logan, inclusive, passa algumas décadas sem mostrar suas garras. É claro que Millar mostra o porque desta mudança tão brusca do mutante, com o decorrer da trama. Seria injusto dizer que apenas Millar carrega a série nas costas: os desenhos de McNiven, principalmente nas cenas de luta, mostra o quão mudado está aquele mundo: repleto de violência, sangue, morte. McNiven, inclusive, mostra uma versão bem interessante desse Logan velhaco: com seu traço bem definido, podemos perceber que o tempo é imperdoável até para aquele que parece que nunca morre.

Enfim, como vocês já perceberam, Old Man Logan é uma minissérie muito elogiada (muitos chegaram a chamá-la de "O Cavaleiro das Trevas do Wolverine" - denominação que não me parece muito justa, porque o trabalho de Frank Miller com o Batman é muito mais revolucionário do que a série de Logan), e altamente recomendada. Old Man Logan começa em Wolverine 57, e custa a enorme bagatela de R$7,50.

Um comentário:

Giovana disse...

huhuhu achei o blog de um coleguinha! :)

Por que o Wolverine sempre vira fazendeiro?? Ele não podia virar, sei lá... vendedor, qualquer outra coisa?

Em todo caso, parece ser interessante :) mas 7,50 é muito caro. hahaha