sábado, 25 de julho de 2009

And the winner is...

Foram anunciados na noite desta sexta-feira na Comic-Con os vencedores do Eisner Awards de 2009 (usando uma expressão nunca dantes utilizada: "o Oscar dos quadrinhos"). Não vou transcrever todos os vencedores aqui, mas vou citar os resultados mais significativos, claro.


"É Tri, é Tri!", comemora Kal-El num rolê perto Sol

No seu terceiro ano como concorrente, All-Star Superman levou o prêmio pra casa pela terceira vez. A premiada e elogiadíssima obra de Grant Morrison e Frank Quitely foi coroada mais uma vez, na categoria de "Melhor Série Continuada" (numa tradução literal de Best Continuing Series). Pra quem ainda não conhece (se for seu caso, caro leitor, abandone este post e vá começar AGORA), All-Star Superman é uma minissérie que realiza a maior homenagem à toda a trajetória do Superman nos quadrinhos, repleta de citações a antigos personagens, pré-reformulações cronológicas e por aí vai... altamente recomendada, claro.



Bill Willingham ganhou o prêmio como melhor escritor; Willingham é o roteirista de Fables (Vertigo) e House of Mistery (DC Comics), duas das mais elogiadas séries da atualidade - com ênfase em Fables, série que pega o conceito dos personagens conhecidos dos contos-de-fada (como a Branca de Neve, o Lobo Mau, etc.), e o desmistifica, criando uma série onde estes personagens se tornam completamente humanizados, com todos os defeitos devidamente humanos: ganância, inveja, ódio, e por aí vai... numa trama recheada com bastante sangue e sexo.



E a editora que roubou a cena nos prêmios foi a Dark Horse, que indiretamente acabou ficando com oito estatuetas (três delas graças a Hellboy). Além da Dark Horse, apenas a DC levou mais do que uma estatueta (duas, pra ser mais exato); esta é mesmo a dinâmica dos Eisner Awards, numa não-polarização entre as gigantes Marvel e DC, dando chance a novos quadrinistas de surgirem na cena internacional (como foi o caso de Grampá no ano passado, vencendo na categoria de Melhor Antologia, ao lado de Fábio Bá e Gabriel Moon).

Nenhum comentário: