quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dan Didio: mais odiado que Luthor?

Bem, nesse post, nenhuma notícia fresquinha ou algo do gênero, apenas uma indagação: o que acontece com Dan Didio? Atual camisa 10 da DC Comics, o Editor Executivo é hoje, com toda certeza, uma das figuras mais odiadas do mundo das HQs.


É mais do que conhecido que, em vendas mensais, há algum tempo a DC tem levado uma bela surra da editora-casa do nosso querido Stan Lee; entretanto, o que coloco em xeque são as escolhas editoriais de Didio de quatro anos pra cá, mais ou menos.
Claro que seria condenável eu afirmar que Didio não teve nenhum acerto nesse tempo, muito pelo contrário: tivemos bons trabalhos como os Sete Soldados da Vitória (do Grant Morrison), a megassérie 52 ( co-autoria de Morrison, Greg Rucka, Geoff Johns e Mark Waid), além do ressurgimento de Hal Jordan no Universo DC (também de Johns). Só que seus erros ultrapassam, em magnitude, os acertos.


Um de seus maiores equívocos foi a criação de Crise Infinita, e, sem deixar os leitores respirarem, a publicação de 52, o anúncio de Countdown to Final Crisis (sim, outra crise quase que em seguida), e a tal Final Crisis (que acabou há poucos meses nos EUA, enquanto ainda não chegou aqui no país). Final Crisis, aliás, que sofreu com alguns erros de continuidade, causados, é claro, pela afobação de Didio pelo aumento de vendas... quem pagou/continua pagando o pato foram/são os leitores, claro.


Agora, o que é mais condenável, e, no entanto, não é tão confirmado como fato, é sua relação com o núcleo criativo da editora; ou seja, roteiristas, desenhistas e arte-finalistas. Alguns profissionais já deixaram a editora acusando Didio de ser um "tirano míope e improdutivo" (palavras do roteirista Chuck Dixon, ao deixar a DC). Dixon, inclusive, falou na época que, perto da atual DC, a Marvel dos anos 80, comandada por Jim Shooter, era uma "comuna hippie" - pra quem não sabe, Shooter ocupava esse mesmo cargo na Marvel durante a década de 80 (alavancou as vendas, só que foi tão criticado quanto Didio por sua linha-dura e poder de censor). Não só essa linha-dura é questionável, como decisões bastante ousadas são criticadas pelos fãs, como reviver e matar personagens antes "sagrados" na editora - vocês sabem de quem eu estou falando.


É rir pra não chorar...


E o irônico ao levarmos em conta o atual ódio que os fãs nutrem pelo executivo, é o fato que em 2003 Dan foi eleito pela respeitada revista Wizard como o Homem do Ano, pelos serviços prestados à editora naquele ano... os tempos mudam.

Um comentário:

Daniel disse...

O Didio está pau a pau com o Joe Quesada em quesito de "editor mais odiado", vide o que foi feito com o Homem-Aranha no One More Day.